Testes mais rápidos a detetar a Covid-19 podem estar disponíveis em breve

Equipa de cientistas britânicos está a desenvolver um novo teste para a Covid-19, que é mais rápido e que requer menos processamento de amostras.

Notícia

© Reuters

Silvia Abreu
20/04/2020 08:48 ‧ 20/04/2020 por Silvia Abreu

Lifestyle

Covid-19

Um teste à Covid-19 que demora apenas "20 minutos", em vez dos atuais 90, está a semanas de estar pronto, revelam cientistas da Universidade de South Wales, no Reino Unido.

Apesar de ter sido originalmente desenvolvido para identificar infeções do foro urinário, o teste está agora a ser adaptado para poder ser utilizado na deteção do novo coronavírus, explica uma das cientistas, à Sky News.

Emma Hayhurst refere que os pontos fortes deste teste é "ser mais rápido, requer menos processamento de amostras e não usa a mesma mistura química".

"Isso significa que podemos contornar o problema atual que enfrentamos, usando uma base diferente para a reação química", explica.

A existência de kits de teste disponíveis e a quantidade de testes que são feitos diariamente tornou-se uma grande preocupação nas últimas semanas. Dados sugerem que os países que testam mais, apresentam melhores resultados na contenção da propagação do novo coronavírus.

 

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas