Covid-19. Será que a vitamina D reduz chances de morte por coronavírus?

Cientistas estão a investigar se a vitamina D pode de facto ajudar indivíduos doentes com Covid-19 a combater a doença.

Notícia

© Shutterstock

Liliana Lopes Monteiro
20/04/2020 11:10 ‧ 20/04/2020 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle

Covid-19

A vitamina D é produzida ao expor a pele ao Sol, através da toma de suplementos ou da ingestão de determinados alimentos - tais como, ovos, carne, peixes gordos e leite - e é essencial para a manutenção de um sistema imunitário saudável. 

Uma equipa de investigadores da Universidade de Granada, em Espanha, pretende conduzir um ensaio clínico de 10 semanas que irá incluir a participação de 200 pacientes infetados com o novo coronavírus, de modo a entender se tomar vitamina D pode ajudar a combater a doença. 

Os cientistas defendem que a falta de vitamina D nos bezerros poderá ter sido no passado a principal causa da doença do coronavírus bovino (BCoV). 

"Parece plausível" que o uso da vitamina D "possa servir como um potencial meio de intervenção na luta contra a Covid-19", quer os pacientes apresentem sintomas ligeiros, severos ou mesmo nenhum sintoma. 

O estudo pretende investigar se "o uso de vitamina D induz a melhorias significativas na saúde... assim como na prevenção da deterioração da saúde". 

Entretanto a professora Jenna Macciochi, investigadora e docente na University of Sussex, no Reino Unido, disse em declarações ao jornal britânico The Sun: "se tem défice de vitamina D no organismo faz sentido que uma infeção como a Covid-19 possa ter um maior impacto no sistema imunológico".

"Quem tem carência desta vitamina, apresenta à partida três a quatro vezes mais probabilidade de ficar constipado ou engripado". 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas