Segundo o site Perito animal, muitos creem que este comportamento dos felinos é de cariz sexual, contudo tal não é verdade. Aliás, os felinos castrados também tendem a levantar o rabo quando recebem carinhos.
O que ocorre é que quando os gatos se sentem próximos de um humano tentam desta forma comunicar essa proximidade e afeto que sentem.
Como tal, ao invés, e conforme explica o Perito Animal, quando um gato está com o rabo para baixo e preso, pode estar com medo, assustado ou stressado.
A importância do odor
Quando o felino fica de rabo no ar deixa igualmente visíveis as suas glândulas anais, responsáveis pela produção de um aroma característico e único de cada gato, ou seja o animal está a marcar o seu território e a garantir que não se irá esquecer dele!
Desta forma o Perito Animal, salienta que permanecer com o rabo no ar não é apenas aquilo a que poderíamos chamar uma 'apresentação' quando conhecem ou se familiarizam com alguém. Esta conduta que levam a cabo repetidamente é uma demonstração de afeto, cumplicidade e de grande confiança que têm para connosco. Significa ainda que está feliz e confortável.