No seu livro - já considerado uma pequena Bíblia - 'Arrume a Sua Casa, Arrume a Sua Vida ' e na série de sucesso que protagoniza na Netflix, Marie Kondo ensina e inspira os seus fãs com dicas de decoração e arrumação, defendendo que o bem-estar mental também deriva do ambiente onde vivemos.
Por isso mesmo, o jornal Metro selecionou as cinco melhores lições de Kondo que pode começar já a aplicar no seu lar:
1. Organize a casa
Marie defende que a organização deve ser de acordo com categorias de objetos e não seguindo a lógica das divisões da casa. As categorias que deve ter em mente são: vestuário, documentos em papel, livros, objetos de caráter sentimental e 'Komono' (diversos).
2. Móveis
Não sabe que regra seguir para se livrar ou não de móveis antigos, ora para Marie Kondo, é simples: escolha apenas as peças de mobiliário que realmente adora e lhe trazem felicidade ("that spark joy", como diz a guru).
3. Arrume o armário
Comece por retirar toda a roupa que tem no seu armário e coloque-a num monte (por exemplo, em cima da cama). De seguida, pare e olhe com atenção. Segure cada peça e se pergunte esta ainda o faz feliz. Se a resposta for não, está na hora de dizer adeus!
4. Dobre a roupa, ao invés de pendurá-la
Para Marie Kondo é preferível dobrar a roupa em gavetas ou numa cómoda. Desta forma, a especialista garante que a sua roupa vai ser 'mais feliz'.
5. Seja grato por tudo aquilo que tem (inclusive pelo lixo)
Kondo acredita que deve agradecer por tudo o que tem na sua casa, e isso inclui o lixo que produz. A guru acredita que esta filosofia é sinónimo de felicidade.