Adicionalmente, com as medidas impostas de distanciamento social e se possível isolamento, a grande maioria dos indivíduos tem estado mais tempo em casa e consequentemente cozinhado mais. O que significa que provavelmente irá gastar mais dinheiro em mercearias ao longo deste ano.
Comer bem e dentro de um orçamento pré-definido pode ser extremamente desafiante, mas segundo a dietista certificada norte-americana Whitney English, profissional numa clínica em Los Angeles, é ainda assim importante manter o foco e continuar a ingerir uma dieta equilibrada e rica em nutrientes.
"Uma nutrição adequada é essencial para a manutenção da saúde em geral, incluindo a saúde mental", explicou English ao canal televisivo australiano 7News.
English, o nutricionista nova-iorquino Toby Amidor e Sandra Allonen, nutricionista no centro médico Beth Israel Deaconess, localizado em Boston, também nos Estados Unidos, partilharam uma lista com alimentos baratos e saudáveis que deve guardar na sua despensa e frigorífico durante a pandemia. A saber:
- Feijão;
- Cereais integrais (incluindo quinoa, arroz e pão integral, e bagas de trigo);
- Aveia;
- Legumes e fruta congelada;
- Tomate em conserva;
- Frango.