No leilão solidário estão disponíveis 25 experiências, de um total de 50, cujas receitas reverterão na totalidade para a Cruz Vermelha.
"Os fundos recolhidos revertem integralmente para a Cruz Vermelha Portuguesa, em particular para o movimento #Euajudoquemajuda", refere a plataforma em comunicado, acrescentando que "a ideia é ajudar quem está na linha da frente e continuar a prestar apoio domiciliário e sanitário a famílias vulneráveis e idosos".
A iniciativa pretende também promover "o regresso à normalidade e o retorno aos restaurantes e hotéis, dois dos setores mais afetados pela pandemia de Covid-19".
Na plataforma (www.juntosconseguiremos.pt) estão disponíveis experiências em vários restaurantes, alguns distinguidos com chefs com estrelas Michelin, nas quais o licitador é convidado a envolver-se na preparação das refeições.
Na área dos vinhos, o leilão disponibiliza, entre outas experiências, 'masterclasses' com 'sommeliers' (escanção), provas de vinhos e visitas guiadas a vinhas e adegas.
Os programas a licitar foram criados propositadamente para o leilão, que arrancou na quinta-feira, às 18:00.
De acordo com o Plano de Desconfinamento do Governo, os restaurantes e cafés poderão reabrir a partir de 18 de maio, mas de acordo com as restrições impostas no âmbito da mitigação à propagação da pandemia de covid-19.
Durante cerca de dois meses, e devido à pandemia de Covid-19, que a nível global, estes estabelecimentos estiveram encerrados ou com reduzidos a serviços 'take-away'.