O 'peso' do confinamento. Saiba quantos quilos, em média, já ganhámos

Várias pesquisas realizadas em França e em Espanha afirmam que a quarentena engorda, em média, três quilos.

Notícia

© iStock

Notícias Ao Minuto
15/05/2020 14:36 ‧ 15/05/2020 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Covid-19

Pesquisas realizadas pelo Instituto IFOP de Darwin Nutrition, em França, pelo Grupo PronoKal e professores do Curso Superior de Nutrição e Herbodietética de Deusto Salud, em Espanha concordam que o confinamento em casa já fez engordar espanhóis e franceses uma média de três quilos.

Segundo o espanhol La Vanguardia, o aumento de peso confessado pela maioria dos entrevistados nesses estudos não surpreende os especialistas em nutrição. "Comer fora de horas, um estilo de vida sedentário, viagens ao frigorífico e atividade física reduzida são a combinação perfeita para engordar", afirma o Pronokal Group.

A pesquisa do Pronokal Group revelou que nove em cada dez pessoas consultadas assumem que os cidadãos estão a ganhar peso com o confinamento, mais especificamente, 3 quilos. Quando questionados sobre o seu caso específico, existe uma redução para 2 a 3 quilos.

O estudo realizado em França pela Darwin Nutrition revela que, naquele país, 56% dos homens e 58% das mulheres consultadas confessam ter ganho de peso - eles, 2,7 quilos; elas 2,3 quilos.

A pesquisa realizada em França abordou ainda outros assuntos, nomeadamente, a coexistência na cozinha da casa. Segundo os mesmos, 42% dos entrevistados confessaram ter acalorado discussões e tensões com o cônjuge sobre a distribuição de tarefas relacionadas com a preparação de alimentos. E 41% desses casais também discutiram mais do que o habitual na hora de escolher o menu.

Os franceses, no entanto, apresentam melhores resultados quando comparados com Espanha. Os professores do Curso Superior de Nutrição e Herbodietética de Deusto Salud prevêem que uma elevada percentagem de cidadãos ganhará peso neste longo período de confinamento - entre 3 e 5 quilos por falta de exercício, ansiedade e ingestão excessiva de alimentos, refrigerantes e bebidas alcoólicas.

Segundo o estudo do Grupo Pronokal, os homens entre os 30 e 39 anos são os que têm menos cuidado com a dieta. Uma elevada percentagem dos entrevistados pressupõe que irão ganhar pelo menos 3 quilos, enquanto que as mulheres entre 20 e 29 anos estão convencidas de que podem não chegar a ganhar peso.

A pesquisa realizada em França revela que os desempregados com baixa escolaridade e poucos recursos são os que mais ganharam peso.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas