Médicos em Itália apuraram que a Covid-19 pode provocar o aparecimento de uma condição inflamatória chamada tireoidite subaguda.
A condição consiste no inchaço doloroso da glândula da tiroide que se crê ser causada por uma infeção viral, como a papeira ou a gripe.
Geralmente a tireoidite subaguda provoca febre e dores no pescoço, maxilar ou ouvidos.
Médicos do Hospital Universitário de Pisa, em Itália, descobriram a incidência da condição em doentes infetados com o novo coronavírus ao tratarem uma jovem de 18 anos com Covid-19, que havia contraído o vírus pelo pai.
A paciente acabou por recuperar totalmente da Covid-19, tendo testado negativo dias depois, mas nessa altura terá começado a experienciar sintomas adicionais.
Reação inflamatória
A jovem foi acometida por dores no pescoço e na tiroide, febre e um aumento do batimento cardíaco. E como tal foi transportada novamente para o hospital, onde foi diagnosticada com tireoidite subaguda.
Segundo os médicos a tiroidite pode ser causada por uma infeção viral ou por uma reação inflamatória pós viral, e muitos vírus já foram previamente associados à doença.
"Reportamos o primeiro caso de tireoidite subaguda após infeção pelo SARS-CoV-2", disse o médico Francesco Latrofa, que tratou a jovem mulher.
Posteriormente, a mesma regressou ao hospital um mês depois e nessa altura os médicos apuraram que havia recuperado totalmente e que a sua tiroide estava a funcionar normalmente.
"Devido à associação cronológica, o SARS-CoV-2 pode ser considerado como sendo culpado pela incidência da tireoidite subaguda", escreveu Latrofa num artigo científico publicado no periódico The Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism.