Os frutos secos não são os alimentos mais indicados para serem consumidos por cães, explica um artigo publicado no portal Perito Animal. Isto porque estes alimentos apresentam um elevado teor de fósforo e de gorduras. O excesso de fósforo pode provocar pedras nos rins, e regra geral as rações destes animais já incluem em pequenas doses este nutriente.
É prejudicial?
Se apenas dá nozes muito ocasionalmente e em pequenas quantidades ao seu cão, então o alimento não deverá causar danos.
Conforme diz o Perito animal, a nutricionista canina Gemma Konwles, aponta no livro de sua autoria 'Culinária Saudável' que esse fruto seco pode fornecer fibras, minerais e vitaminas para os patudos. Contudo, quando consumido em demasia pode causar problemas digestivos.
Por outras palavras sem casca, em quantidades diminutas e, esporadicamente, sim, os cães podem - desde que não sejam alérgicos - comer nozes.
Todavia, é importante salientar que o consumo de noz sem descascar pode causar uma obstrução intestinal no animal, que em última instância e nos casos mais sérios pode necessitar de ser submetido a uma intervenção cirúrgica.
Adicionalmente, o Perito Animal alerta que um tipo de noz em específico, nomeadamente a noz de macadâmia é de facto tóxica para os cães.