Esta terça-feira, um grupo de investigadores da Universidade de Oxford anunciou ao mundo a eficácia da dexametasona no combate à Covid-19. Segundo os mesmos, o medicamento, que já existe no mercado, reduz o risco de morte em doentes ligados a ventiladores.
Para esclarecer dúvidas, a BBC fez um 'apanhado' geral sobre o medicamento.
O que é a dexametasona?
A dexametasona é um esteróide - um medicamento que reduz a inflamação imitando hormonas anti-inflamatórias produzidas pelo organismo.
Como funciona?
Este medicamento funciona com um amortecedor do sistema imunitário. A infeção por SARS-CoV-2 desencadeia uma inflamação quando o corpo tenta combatê-la, mas o sistema imunitário pode ficar sobrecarregado e essa reação pode ser fatal. A dexametasona acalma esse efeito.
É adequado apenas para casos graves da doença. O medicamento não funciona em pessoas com sintomas mais leves.
Qual é a sua eficácia?
De acordo com os cientistas que realizaram os ensaios, uma em cada três mortes poderia ser evitada entre os pacientes sob ventilação.
Para que outras condições médicas é usado?
O medicamento pode ajudar a tratar várias doenças que envolvem inflamação ou inchaço no corpo, ou condições em que o sistema imunitário está sobrecarregado. É o caso da asma grave que pode causar inflamação nas vias aéreas e pulmões, reações alérgicas graves ou articulações inflamadas. É também útil em condições autoimunes, como artrite reumatóide ou lúpus.
Leia Também: Anunciado medicamento eficaz contra Covid. É barato e está no mercado