O exame - conhecido por 'biópsia liquida' - alerta para o regresso da patologia meses antes da manifestação de sintomas, ao identificar fragmentos minúsculos do tumor no ADN.
Uma equipa de cientistas da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, financiada pela organização Cancer Research UK, refinou o método tornando-o dez vezes mais sensível, comparativamente a outros testes.
Com o novo teste é necessário apenas uma pequena gota de sangue para perceber se o cancro estás prestes a regressar.
Agora os especialistas esperam que, entre os próximos três a cinco anos, a nova tecnologia possa converter-se numa versão ainda mais simples capaz de ser utilizada pelos indivíduos em casa.
O médico Nitzan Rosenfeld, da Cancer Research UK Cambridge, disse ao jornal The Sun: "os testes personalizados conseguem identificar facilmente se o tumor ainda está presente, ou descobrir com antecedência se irá voltar e estão atualmente a ser testados em ensaios clínicos".
"A nossa pesquisa revela o que é possível quando levamos determinadas abordagens ao limite. Demonstra que os níveis de sensibilidade que temos vindo a aceitar em anos recentes relativamente a testes de ADN para o diagnóstico de tumores podem ser dramaticamente melhorados", explicou.