Estudo alerta: Tossir pode reduzir eficácia da máscara
Ao tossir repetidamente, as gotículas que expelimos podem acumular-se e passar através da máscara, alcançando até um metro de distância.
© Shutterstock
Lifestyle Covid-19
Perante a pandemia da Covid-19, o uso de máscara é fundamental para evitar a disseminação do novo coronavírus SARS-CoV-2. Além de que a utilização do acessório é obrigatória dentro de espaços públicos fechados, como é o caso dos transportes ou supermercados.
Contudo, de acordo com uma pesquisa realizada por investigadores da Universidade de Nicósia, no Chipre, e divulgada pela revista Galileu, tossir repetidamente ao usá-la pode desgastar o material, tornando assim a sua capacidade de proteção significativamente menor e menos eficaz.
O estudo publicado na terça-feira, dia 16 de junho, na revista Physics of Fluids descreve como os investigadores recorreram a computadores de modo a conseguirem mapear os padrões de fluxo de gotículas diminutas expelidas ao tossirmos frequentemente com máscara facial.
Quando tossimos, as gotículas de saliva podem alcançar cerca de cinco metros em cinco segundos.
Para a realização da experiência os cientistas usaram um modelo matemático referente a equações complexas sobre turbulência e efeitos de fluxo. Embora tenham constatado que as máscaras diminuem de facto a propagação transmissão de gotículas na atmosfera, os académicos concluíram que a eficácia da filtragem é afetada negativamente pela tosse persistente - sendo este um dos principais sintomas de quem sofre de Covid-19.
Ao tossir repetidamente, as gotículas que expelimos podem acumular-se e passar através da máscara, alcançando até um metro de distância. Por isso mesmo, os investigadores recomendam que o acessório deve ser substituído de duas em duas horas.
Entretanto, os cientistas não deixam de sublinhar que sem a máscara, as gotículas atingem até dois metros.
No entanto, a importância do estudo remete para o facto de que o uso de máscara pode conferir uma 'falsa segurança' e que não dá uma proteção total contra o vírus SARS-CoV-2.
"O distanciamento social permanece essencial [para o combate à pandemia]", afirma Dimitris Drikakis, diretor executivo da área de Pesquisa e Inovação da Universidade de Nicósia e co-autor do estudo, num comunicado emitido à imprensa.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com