Um estudo publicado esta sexta-feira na Science Immunology afirma que os pacientes mais graves de Covid-19 podem gerar rapidamente células T que combatem o SARS-CoV-2.
A pesquisa oferece, assim, mais evidências de que uma vacina para a Covid-19 precisará de induzir células T - essenciais no sistema imunitário - para trabalharem ao lado dos anticorpos.
Para chegar a esta conclusão, os investigadores acompanharam dez pacientes graves com Covid-19. Todos estavam internados nos cuidados intensivos do Centro Médico da Universidade Erasmus, na Holanda, e colocados em ventiladores. Dois dos pacientes acabaram por morrer da doença.
A análise aprofundada das respostas do sistema imunitário mostrou que os dez pacientes produziram células T direcionadas ao vírus SARS-CoV-2. Essas células T trabalharam ao lado de anticorpos para tentar combater o vírus e parar a infeção.
"A ativação dessas células parece ser pelo menos tão importante quanto a produção de anticorpos", diz o virologista Rory de Vries, que co-liderou o estudo.