Pacientes graves podem gerar células T que combatem o SARS-CoV-2

Estes são os resultados de uma pesquisa recente publicada na revista Science.

Notícia

© Shutterstock

Notícias Ao Minuto
30/06/2020 08:37 ‧ 30/06/2020 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Covid-19

Um estudo publicado esta sexta-feira na Science Immunology afirma que os pacientes mais graves de Covid-19 podem gerar rapidamente células T que combatem o SARS-CoV-2.

A pesquisa oferece, assim, mais evidências de que uma vacina para a Covid-19 precisará de induzir células T - essenciais no sistema imunitário - para trabalharem ao lado dos anticorpos.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores acompanharam dez pacientes graves com Covid-19. Todos estavam internados nos cuidados intensivos do Centro Médico da Universidade Erasmus, na Holanda, e colocados em ventiladores. Dois dos pacientes acabaram por morrer da doença.

A análise aprofundada das respostas do sistema imunitário mostrou que os dez pacientes produziram células T direcionadas ao vírus SARS-CoV-2. Essas células T trabalharam ao lado de anticorpos para tentar combater o vírus e parar a infeção.

"A ativação dessas células parece ser pelo menos tão importante quanto a produção de anticorpos", diz o virologista Rory de Vries, que co-liderou o estudo.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas