Um estudo recente publicado na revista Physics of Fluids, afirma que as gotículas libertadas para a atmosfera ao puxar o autoclismo podem propagar-se até um metro, que por sua vez podem ser inaladas pelos indivíduos.
Segundo a pesquisa, resquícios do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, podem ser transportados na bruma expelida e na pessoa que tem a infelicidade de as inalar.
Contudo, existem medidas que pode tomar para tornar o espaço seguro.
"Qual é a parte mais arriscada de frequentar uma casa-de-banho pública? São as pessoas que lá vão. E não necessariamente o ambiente em si", afirma William Schaffner, médico e professor de medicina na Divisão de Doenças Infeciosas na Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos, em declarações ao site especializado Medical Daily.
Como tal, o especialista recomenda o uso de máscara, assim como analisar se o espaço tem muitas pessoas. A partir daí, deverá aguardar até que a casa-de-banho tenha menos pessoas ou inclusive que esteja vazia. Deve ainda tocar o mínimo possível em objetos e superfícies e garantir que lava as mãos adequada e minuciosamente após usar o WC.