Todos os dias, dizemos (e não dizemos) inúmeras coisas que moldam os nossos relacionamentos. Na maioria das vezes, grande parte da nossa comunicação negativa não é intencional, e nem sequer queremos dizer as palavras prejudiciais que escapam. Mas uma frase, dita na hora errada, pode plantar uma semente de ressentimento que lentamente corrói a confiança.
As palavras que escolhe podem nutrir a conexão ou descarrilar a intimidade, e às vezes, desculpas não são o suficiente para apagar as feridas deixadas por uma frase descuidada.
"A chave para a comunicação amorosa está na atenção plena - ser intencional com as palavras que escolhe, especialmente em momentos de conflito", explica o psicólogo Mark Travers, citado pela Psychology Today.
Leia Também: Precisa de ter uma conversa difícil? Três regras de ouro que deve seguir
É preciso prática para construir uma comunicação consciente, mas um bom começo é evitar as quatro frases sugeridas por Travers. Podem parecer inofensivas, mas, com o tempo, podem causar danos difíceis de desfazer.
1 - 'Para de ser tão sensível'
"Esta frase não descarta apenas as emoções, como as invalida. Ela diz ao seu parceiro que os sentimentos dele são errados ou exagerados, fazendo-o questionar as suas emoções ou sentir que deve suprimi-las para manter a paz. Com o tempo, isso enfraquece a confiança e a segurança emocional, criando mais distância no relacionamento".
2 - 'Estou bem' (quando não é verdade)
"Imagine que teve um dia difícil. O seu parceiro percebe que algo está errado - vê a tensão no seu corpo, sente a distância emocional a aumentar e pergunta gentilmente: 'Está tudo bem?' Ao invés de partilhar o que o está a incomodar, desvia o olhar, força um sorriso rápido e responde: 'Estou bem'. No entanto, sabe que não é verdade, e seu parceiro também sabe.
Quando você diz que está bem, enquanto sente o contrário, constrói um muro ao invés de uma ponte de conexão. Com o tempo, esse pequeno ato cria distância emocional, ensinando o seu parceiro que conversas honestas não são bem-vindas, mesmo quando ele realmente quer entender"
3 - 'Faz o que quiseres, não quero saber'
"Pode estar apenas a desabafar a sua frustração, mas o seu parceiro ouve algo mais profundo - que parou de se importar com os sentimentos, decisões ou até mesmo com seu relacionamento. Esta frase não é apenas arrogante; ela sinaliza um afastamento emocional intencional. Quando diz isso, está a transmitir que as escolhas do seu parceiro não importam. Isso cria insegurança duradoura e desconexão emocional".
4 - 'Tu nunca fazes isto...' ou 'tu fazes sempre isto'
"No calor do momento, essas frases podem parecer justificadas, mas para o seu parceiro, elas são ouvidas como generalizações injustas. Ao invés de abordar a situação específica, está a rotular todo o caráter da pessoa de forma negativa, fazendo-a sentir-se atacada e na defensiva.
Essas declarações absolutas são prejudiciais, porque mudam a conversa de resolver o problema para se defender contra acusações amplas. Ao invés de abrir o diálogo, fecham-no, preparando o cenário para o ressentimento e um ciclo repetido de um conflito não resolvido".
Leia Também: Onze perguntas que deve fazer num primeiro encontro. Tome nota!