Bruce Tulgan, autor de 'It's Okay to Be the Boss' e CEO da RainmakerThinking, afirma que existem "muitos conselhos por aí sobre como estar no ambiente de trabalho.
Porém, muitas das recomendações baseiam-se em suposições e dissimuladas, como presumir que o seu chefe é incompetente ou mesmo atender aos caprichos dele na tentativa de o acompanhar na carreira".
As relações de trabalho - em qualquer nível hierárquico - são construídas de forma muito mais eficaz com base na comunicação direta.
Bruce Tulgan apresenta 5 mitos que podem estar a impedi-lo de estabelecer um melhor relacionamento de trabalho com o seu chefe.
Leia Também: Mitos e realidades sobre a perturbação do espectro do autismo
1 - Se tem um bom desempenho, o seu chefe não lhe deve dizer como fazer o seu trabalho
"Não importa o quão bom seja no seu trabalho, todos precisam de orientação, direção e apoio para ter sucesso. Precisa de receber prazos concretos, cronogramas claros e metas de desempenho razoáveis a serem cumpridas. E o seu chefe é quem precisa de comunicar esses requisitos e garantir que se mantenha no caminho certo".
2 - Para ser criativo ou inovador no trabalho, precisa de ter o máximo de liberdade e autonomia possível
"Se realmente quer ser criativo no trabalho, a primeira coisa que precisa de saber é exatamente o que depende e o que não depende de si. Grande parte do que é feito no trabalho simplesmente não depende de si. Precisa de conhecer os requisitos de cada tarefa, responsabilidade ou projeto antes mesmo de pensar em ser criativo".
Leia Também: AVC. A verdade sobre os mitos mais comuns que pode salvar vidas
3 - Se não for uma pessoa sociável, terá dificuldades em progredir no trabalho
"A chave para progredir no mercado de trabalho atual e no amplo mercado livre de talentos é ser realmente bom em entregar contribuições valiosas de forma consistente, num ritmo rápido e constante, enquanto se adapta constantemente às circunstâncias em mudança. Isso exige mais do que apenas um relacionamento".
4 - O caminho para o sucesso é atender ao estilo e às preferências do seu chefe
"O estilo e as preferências do seu chefe podem ou não ser práticas comerciais inteligentes. O melhor caminho para o sucesso é garantir: expectativas claras e realistas em cada etapa do processo; os recursos necessários para concluir as suas tarefas; feedback justo, preciso e honesto; e reconhecimento e recompensas adequados pelo seu trabalho".
5 - Fazer amizade com o seu chefe é uma política inteligente no local de trabalho
"A política mais inteligente no ambiente de trabalho é manter os seus relacionamentos de trabalho focados no trabalho. Isso não quer dizer que amizades verdadeiras não existam ou não devam existir no ambiente de trabalho. Se essa for a sua situação, terá de se esforçar para proteger essa amizade das realidades do ambiente de trabalho. Isso significa que precisa de lidar muito bem com esse chefe, não apenas pelo seu sucesso no trabalho, mas também pela sua amizade".
Leia Também: "Os pais não devem normalizar as crianças que dormem mal anos seguidos"