Apesar de haver uma componente genética na diabetes tipo 2, uma das doenças mais comuns em idade adulta, os nossos hábitos alimentares, e de estilo de vida, também desempenham um papel fundamental na prevenção da doença.
De acordo com um estudo publicado na BMC Medicine, citado pela Eating Well, também a massa muscular pode ser importante nesta questão.
É que, de acordo com os cientistas que conduziram o estudo, maior massa muscular está ligada a uma menor possibilidade de desenvolver diabetes tipo 2.
"Há evidências que sugerem que a força muscular aumenta a sensibilidade da insulina, o que baixa o risco de maior concentração de açúcar no sangue, um marcador de pré-diabetes e diabetes tipo 2. Este estudo confirma o que vários outros concluíram, maior massa e força muscular reduzem o risco de diabetes tipo 2", explicou a nutricionista Sarah Pflugradt, citada pela mesma publicação.
Para atingir este fim, aposte em treino de força, assim como cardio e alongamentos várias vezes por semana. Nunca esquecendo, claro, uma dieta equilibrada e uma rotina de sono saudável, refere a Eating Well.
Leia Também: Estudo. Edulcorantes e conservantes adicionados podem provocar diabetes