Químicos acrescentados a produtos alimentares como refrigerantes, molhos e sobremesas podem causar diabetes, revela um novo estudo.
Enquanto estudos científicos anteriores já tinham avaliado o impacto destes ingredientes de forma individual, investigadores confirmaram que analisaram os efeitos da combinação do consumo de corantes, conservantes e edulcorantes pela primeira vez.
O estudo publicado na PLOS Medicine, no dia 8 de abril, concluiu que as pessoas que consomem certos tipos de aditivos de forma regular aumentavam em 13 por cento o risco de desenvolver diabetes tipo 2.
Além disso, concluiu-se que dois grupos de aditivos eram os que apresentavam mais riscos: os emulsionantes, agentes espessantes em alimentos como o gelado e o queijo; e os edulcorantes artificiais, alternativas ao açúcar encontradas nos refrigerantes dietéticos. Aliás, os refrigerantes sem açúcar apresentaram mais riscos de gerar diabetes do que aqueles com açúcar adicionado.
Os investigadores acreditam que todos estes aditivos podem desencadear inflamações em todo o corpo e níveis altos de açúcar no sangue, levando a que o pâncreas não produza insulina suficiente para impedir que a glicose se acumule na corrente sanguínea, podendo causar diabetes.
A equipa de investigação afirma ainda que os edulcorantes encontrados nos refrigerantes 'zero' podem ainda perturbar a microbiota intestinal e levar a picos de açúcar no sangue, aumentando o risco de diabetes.
Leia Também: Diabetes pode ter efeito no cérebro semelhante ao do Alzheimer