Todos nós já tivemos aquelas noites em que a nossa mente não para de correr, e a terra dos sonhos parece um lugar que difícil de alcançar. A ansiedade em geral pode atrapalhar o seu sono, mas quando o seu cérebro não para de ter pensamentos ansiosos sobre adormecer, pode estar a sofrer de algo chamado ansiedade do sono.
"A ansiedade do sono ocorre quando alguém se sente preocupado ou ansioso por adormecer ou permanecer a dormir. Pessoas com ansiedade do sono podem ter dificuldade em relaxar à noite e apresentar sintomas físicos de ansiedade, como taquicardia, suor ou falta de ar", explica Raj Dasgupta, médico da Sleepopolis.
Leia Também: Especialistas dizem que estes remédios naturais reduzem a ansiedade
O que é a ansiedade do sono?
O que diferencia a ansiedade do sono do transtorno de ansiedade generalizada é que a primeira se concentra especificamente no sono - como o medo ou a ansiedade de adormecer, de não dormir o suficiente ou de não conseguir continuar a dormir.
"Alguns dos meus pacientes que sofrem com isso sentem que algo mau vai acontecer enquanto dormem, e outros descrevem a sensação de precisar de ficar alertas, o que os impede de dormir", explica Mike Sevilla, médico de família em Salem, Ohio.
"É muito semelhante a um tipo de insónia conhecido como insónia psicofisiológica, em que os indivíduos associam a cama à dificuldade em dormir e não ao descanso e relaxamento", acrescenta Dasgupta da Sleepopolis.
Com o tempo, a preocupação excessiva com a perda de sono torna-se persistente e fornece um gatilho noturno automático para a ansiedade e excitação, levando a um ciclo contínuo de insónias.
Leia Também: Anda de mau humor ultimamente? Experimente comer um destes alimentos
Quais são os sintomas da ansiedade do sono?
Um dos principais sinais de que sofre com ansiedade do sono é o facto de estar com dificuldades em adormecer por estar conscientemente preocupado, ansioso, com medo da hora de dormir ou de como o seu sono afetará o dia de amanhã.
Mas existem outros sintomas que pode notar enquanto está na cama a tentar adormecer, tais como:
- Uma sensação de pavor;
- Palpitações ou batimentos cardíacos acelerados;
- Suores;
- Problemas digestivos;
- Tensão muscular, especialmente à volta da mandíbula;
- Má concentração;
- Baixa energia;
- Baixa motivação.
- Irritabilidade
Leia Também: 'Preciso de falar contigo' e outras três frases que aumentam a ansiedade
De notar que qualquer pessoa pode sentir ansiedade do sono, mas as suas hipóteses aumentam se já tiver algumas condições de saúde como:
- Apneia do sono;
- Síndrome das pernas inquietas;
- Narcolepsia;
- Síndrome da dor crónica;
- Problemas de saúde mental, como transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de stress pós-traumático ou TDAH;
- Pesadelos;
- Stress crónico;
- Sensibilidade a mudanças no horário de sono.
Leia Também: Especialistas revelam como os peluches podem melhorar o sono dos adultos