Todos temos aqueles utensílios de cozinha que usamos sempre - seja um 'gadget' favorito, uma ferramenta indispensável ou um eletrodoméstico que facilita um pouco a vida. Na rotina, é fácil esquecer que nada dura para sempre.
Mas guardar certos itens fora do prazo de validade pode, na verdade, tornar a tarefa de cozinhar mais frustrante e até afetar a higiene da sua cozinha e o sabor dos seus alimentos.
Citados pelo Real Simple, especialistas como Colin Smith - proprietário e chef do Roundabout Catering em Reno, Nevada - Whitney Cardosi - instrutora de aulas de culinária, coach de nutrição e autora de 'In The Kitchen: Healthy Meals You'll Actually Enjoy' - e Bo Counts - Subchefe Executivo do Swissôtel Chicago - apresentam seis itens que devem ser substituídos com uma maior frequência.
Leia Também: Precisa deste truque na sua vida para acabar com as manchas nas torneiras
1 - Especiarias
"Parece que as pessoas acreditam que os temperos duram para sempre, o que não poderia estar mais longe da verdade. A maioria dos temperos moídos dura aproximadamente dois anos. Especiarias em folhas inteiras duram um pouco mais, mas não muito. Perdem sabor, aroma e potência com o passar dos anos. É para isso que servem os temperos".
2 - Recipientes de plástico para alimentos
"Se não ficarem limpos ao serem lavados, estiverem manchados ou reterem odores de comida, precisam de ser descartados ou reciclados. Recipientes velhos também têm menos probabilidade de manter os seus alimentos frescos."
3 - Tábuas de corte
"Usar tábuas de corte por muito tempo pode torná-las mais difíceis de usar e limpar. As tábuas de corte são muito usadas nas nossas cozinhas e, com o tempo, ficam arranhadas, manchadas, o que as torna mais difíceis de limpar adequadamente. Devemos trocar anualmente".
4 - Pequenos eletrodomésticos
"Eletrodomésticos de alta qualidade, como liquidificadores e cafeteiras, devem funcionar até o fim e, se necessário, pode sempre tentar uma limpeza profunda para prolongar a sua vida útil. Se o seu eletrodoméstico não funciona mais como antes ou apresenta problemas elétricos, como curto-circuito ou fumaça, é hora de comprar algo novo".
5 - Espátulas de borracha para altas temperaturas
"Espátulas de borracha resistentes a altas temperaturas, embora duradouras, como muitos utensílios de cozinha, precisam de ser substituídas regularmente a cada seis meses, aproximadamente. Com o tempo, sofrem cortes, marcas e podem começar a desfiar ou a rachar, o que afeta o seu desempenho e higiene".
Leia Também: É por isto que deve colocar papel vegetal no interior do frigorífico