Especialistas em Espanha examinaram as bocas de 21 pacientes com coronavírus que sofreram erupções cutâneas, de modo a perceber se também haviam desenvolvido anantemas (lesões caracterizadas por manchas vermelhas na cavidade oral) ou uma alergia na membrana mucosa.
Sendo que a membrana mucosa reveste várias áreas do corpo e pode ser encontrada na boca, nariz, pálpebras e pulmões.
Doentes com Covid-19 no Hospital Universitário Roman y Cajal, em Madrid, Espanha, foram examinados por dermatologistas entre 30 de março e 8 de abril.
Os investigadores apuraram que 29% dos pacientes sofria de algum tipo de anantema na boca.
Entretanto, 83% dos doentes tinha pequenos pontos roxos, vermelhos ou castanhos na cavidade oral.
No estudo, publicado no JAMA Dermatology, os investigadores escreveram: "este trabalho descreve observações preliminares e está limitado à análise de uma pequena amostra de casos, e à ausência de um grupo de controlo".
"Apesar do aumento crescente de relatos do aparecimento de erupções cutâneas em pacientes com Covid-19, por enquanto ainda é difícil estabelecer um diagnóstico etiológico".
"Contudo, a presença de enantemas é um indicador forte que sugere a etiologia viral, ao invés de uma reação à toma de algum tipo de fármaco, sobretudo quando está envolvido um padrão petequial", concluíram os especialistas.