Os alimentos termogénicos destacam-se por consumirem uma elevada quantidade de energia ao serem digeridos pelo corpo, o que por sua vez potencia a queima de gordura acumulada e acelera o processo de emagrecimento.
Conforme explica um artigo publicado no portal eCycle, todos os alimentos têm algum tipo de ação termogénica no organismo, contudo alguns têm um impacto mais forte. A proteína é a mais dominante, já os hidratos de carbono surgem em segundo lugar, e a gordura por último.
Ou seja, dependendo daquilo que escolhe comer pode elevar naturalmente a temperatura do corpo e ajudá-lo a gastar energia.
Eis, de acordo com o eCycle, quatro alimentos termogénicos:
1. Pimenta
A substância capsaicina presente na pimenta eleva a produção de calor no organismo, aumentando por sua vez a transpiração. Este processo torna este alimento termogénico num dos que mais contribuem para emagrecer rapidamente.
2. Canela
Apresentamos-lhe a cumarina. Este composto da canela dilui levemente o sangue, provocando assim o aumento da circulação sanguínea e o metabolismo.
3. Feijão e outras leguminosas
Feijão preto, branco, vermelho, ervilhas, frade, lentilhas ou grão-de-bico são essencialmente constituídos por proteínas, ao invés de hidratos de carbono. Sendo que, como já referimos, a proteína é o nutriente com maior ação termogénica. Adicionalmente, as leguminosas são ricas em fibra e amido resistente (a saber: amidos resistentes à digestão equivalem a mais energia gasta), potenciando ainda mais o efeito termogênico.
4. Água gelada
A água ajuda o corpo a digerir a comida, a diluir a urina e contribui para a sensação de saciedade. Entretanto, beber água gelada ajuda a emagrecer porque o organismo utiliza mais energia para equilibrar a temperatura interna. Por outras palavras, ao ingerir água gelada, o corpo gasta naturalmente calorias por si mesmo - sem qualquer esforço seu!