A obstipação faz com que a barriga do animal fique dura e inchada, sendo uma condição extremamente incómoda para o cão. Adicionalmente, pode ferir a mucosa da zona do ânus, isto porque ao defecar as fezes estarão mais rijas, causando feridas na pele e hemorragia, explica um artigo divulgado no portal especializado Perito Animal.
Entretanto, e conforme explica aquela publicação, alguns remédios caseiros podem ajudar a tratar a prisão de ventre.
Em casos menos graves, que não requeiram uma ida ao veterinário, pode:
1. Dar abóbora ao patudo, em forma de puré, entre as refeições. Este alimento é abundante em água e fibras. Adicionalmente, o trigo e aveia também são ricos em fibra, e podem ser acrescentados com moderação às rações do animal.
2. Experimente dar ao bicho leite de Magnésia, vendido em farmácias, é um excelente laxante natural. Administre com precaução e doses bastante diminutas. Todavia, o Perito Animal alerta que jamais deve dar este leite ao cachorro se ele não estiver a beber água.
3. Misture 1/4 de colher de chá de gengibre numa 1/2 chávena de chá de caldo de frango ou de carne.
4. Acrescente azeite às refeições do patudo.
5. Passeie com o cão, saia com ele, caminhe e se possível corra. A prática de exercício físico diariamente contribui para incitar a movimentação do trato gastrointestinal e das fezes pelo cólon e intestinos.
Caso tenha experimentado uma ou outra destas mezinhas e a prisão de ventre persistir, não hesite, leve o seu cão a um médico veterinário.