Não cuidar das lentes adequadamente pode causar inúmeros problemas aos seus olhos.
A maioria das pessoas usam lentes de contacto como alternativa aos óculos e a verdade é que para determinadas condições oculares estas proporcionam uma melhor visão.
Em declarações ao jornal britânico The Sun Online, um especialista revelou quatro coisas que jamais deve fazer com as suas lentes.
1. Dormir com lentes de contacto
Scott MacRae professor de oftalmologia e ciência visual na Universidade de Rochester, no Reino Unido, afirma que dormir com o acessório é extremamente perigoso. Algo que está igualmente associado ao uso prolongado e mais do que recomendado das lentes.
A verdade é que as bactérias acumuladas no objeto podem entrar nos olhos e causar inchaço e irritação.
2. Lave as mãos primeiro
Desde o ínicio da pandemia da Covid-19 que é recomendado lavar e desinfetar as mãos regularmente, e tal é especialmente aconselhado a utilizadores de lentes de contacto.
Ao tentar substituir ou colocá-las sem lavar as mãos poderá estar simplesmente a mover as bactérias presentes na ponta dos dedos para a lente - que depois assenta no globo ocular.
As bactérias podem depois circular pelo olho e provocar irritação.
3. Esfregar os olhos
As lentes de contacto podem por vezes irritar os olhos - sobretudo, se tem tendência a ter a vista seca.
MacRae diz que esfregar os olhos pode causar condições tais como ceratocone, que faz com que a córnea do olho passe a ter um formato mais pontiagudo, ao invés de arredondado.
Pessoas com esta condição necessitam por vezes de receber um transplante da córnea e necessitam de utilizar lentes de contacto especiais.
4. Colocá-las na boca
O professor MacRae alerta que colocar as lentes na boca com o intuito de limpá-las é um grande não.
Segundo o especialista, existem mais bactérias no interior da boca do que nas mãos e higienizar as lentes de contacto dessa forma pode causar infeções graves na vista.