O método está atualmente a ser testado no aeroporto de Helsínquia, na Finlândia, conforme expõe um artigo e vídeo publicado na BBC News.
A professora responsável pelo estudo e experiência crê que a luta contra a Covid-19 conta agora com o auxílio daquele que é considerado o melhor amigo do homem. Já que cães estão a ser ativamente utilizados na deteção do SARS-CoV-2.
De acordo com a BBC, os passageiros que aceitam ser voluntários primeiro limpam o pescoço com um pano, e este é depois dado aos cães que o cheiram.
Um latido indica a deteção do coronavírus SARS-CoV-2 no indivíduo. Todavia, o método ainda não foi avaliado tendo em conta estudos adicionais comparativos, e outros especialistas pedem caução. Como tal, recomenda-se aos passageiros que testam positivo para que realizem o teste médico convencional.
Segundo a professora criadora da técnica, esta é totalmente eficaz. E garante que os animais conseguem detetar o coronavírus até cinco dias previamente ao aparecimento dos primeiros sintomas da doença se manifestarem.