Os principais sintomas da Covid-19 são a febre, a tosse e a perda de paladar ou olfato. Porém, alguns especialistas afirmam que existem sinais de alerta que podem aparecer antes dos mais comuns - quando as pessoas são mais infecciosas.
Cientistas do King's College London descobriram que as pessoas infetadas com Covid-19 geralmente sofrem com dor de cabeça e fadiga primeiro. Dados da Covid Symptom Tracking App, mostraram que 82% tiveram dor de cabeça e 72% se sentiram cansados antes do aparecimento dos principais sintomas.
Segundo o reportado pelo The Sun, os especialistas dizem que apenas nove por cento dos adultos com idades entre 18 e os 65 anos afirmam não ter sentido dor de cabeça ou fadiga nos primeiros sete dias da doença - que é quando as pessoas estão mais infecciosas.
No entanto, os investigadores salientam que esses sintomas geralmente ocorrem noutras condições, razão pela qual não são testados para a Covid. De facto, apenas um por cento das pessoas que relataram fadiga e/ ou dor de cabeça na app tiveram resultado positivo para o vírus.
"Portanto, embora a dor de cabeça e a fadiga sejam frequentemente encontradas em pessoas com Covid - junto com outros sintomas -, ter um ou ambos os sintomas isoladamente é improvável que seja um indicativo de Covid", dizem os especialistas citados pelo The Sun.