Sim, são deliciosos porém estão potencialmente a arruinar a sua saúde.
O corpo humano é uma 'máquina' maravilhosa em qualquer idade - todavia, quando se chega aos 40, o metabolismo já não funciona tão agilmente como antes e o seu funcionamento desacelera significativamente, explica um artigo publicado no portal Best Life.
Uma nutrição inadequada não só contribui para o envelhecimento precoce da pele, do cérebro, aparecimento de rugas e de cabelos brancos, como promove o desenvolvimento de patologias crónicas.
Eis, segundo o Best Life, quatro alimentos que tem mesmo de evitar:
Margarina
"Nem todas as gorduras são iguais, e a margarina - mais do que outras - é um dos alimentos que dá a [outras] fontes de gordura uma má reputação", conforme explica a médica Tasneem Bhatia, especialista em perda de peso e autora dos livros 'What Doctors Eat' e 'The 21-Day Belly Fix'.
"O perigo da margarina reside nas gorduras transgénicas que a compõe, que destroem a hidratação e consequentemente aceleram o aparecimento de rugas no rosto", acrescenta.
Coca-cola e outros refrigerantes
Além de estarem repletos de químicos que provocam cancro, a coca-cola e outros refrigerantes são extremamente ricos em açúcar. Esse elevado teor de glicose não só contribui para o desenvolvimento de diabetes ou obesidade, como compromete a fertilidade - impactando na ovulação e na mobilidade dos espermatozoides.
Carnes processadas e produtos de charcutaria
Um estudo publicado em 2014 no periódico Epidemiology encontrou uma ligação entre comer carnes processadas como salsichas, salame, fiambre, presunto ou mortadela a uma menor contagem de espermatozoides e infertilidade nos homens.
Refeições congeladas
Convenientes? Sim, sobretudo se pretende ficar com a barriga inchada! As refeições congeladas são notoriamente ricas em sódio.
"O sódio contribui para a retenção de líquidos e uma aparência geral inchada, além de envelhecida", alerta a médica Kayleen St. John, em declarações à Best Life.