SARS-CoV-2. Probabilidade de infeção não depende da idade, mostra estudo

Investigadores no Japão sugerem que a idade provavelmente não afetará a suscetibilidade ao vírus, apenas a gravidade.

Notícia

© Reuters

Notícias Ao Minuto
14/10/2020 08:19 ‧ 14/10/2020 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Covid-19

Sabemos que quanto mais velhos formos, maior a probabilidade de doença grave de Covid-19. Ainda assim, a ciência não estava certa se isso ocorre porque as pessoas mais velhas têm maior probabilidade de contrair o vírus, ou são apenas mais gravemente afetadas quando o contraem.

Um novo estudo de uma equipa de investigadores no Japão, publicado na Scientific Reports, sugeriu que a idade provavelmente não afetará a suscetibilidade ao vírus, apenas o risco de gravidade ou morte.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores analisaram dados de três países - Itália, Espanha e Japão. “Entre Itália, Espanha e Japão, as distribuições de idade da mortalidade por Covid-19 mostram apenas uma pequena variação, embora o número de mortes por país mostre uma grande variação”, escreve a equipa no artigo.

"Para entender essa situação, construímos um modelo matemático que descreve a dinâmica de transmissão e a história natural da Covid-19 e analisamos o conjunto de dados de mortalidade em Itália, Espanha e Japão", disseram. Os investigadores também tiveram em consideração, para cada faixa etária, o nível estimado de contato entre pessoas e os níveis de restrição sob os quais cada país estava, que influenciam o R0.

O modelo indicou que a suscetibilidade provavelmente não muda dependendo da idade, mas a idade refletiu-se na gravidade e a mortalidade.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas