Desde manter o distanciamento social, a usar máscara ou higienizar as mãos regularmente, são várias as medidas que pode adotar para combater a infecção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19.
E agora, um especialista aponta que lavar os dentes mais vezes pode ser uma forma adicional de proteção contra o vírus.
Em declarações ao jornal britânico The Telegraph, o dentista e professor de estomatologia Martin Addy explicou: "a pasta de dentes contém os mesmos detergentes encontrados em sabonetes para lavar as mãos".
"A ação antimicrobiana da pasta de dentes na boca persiste por três a cinco horas e, como tal, pode reduzir a carga viral na saliva ou a infeção por vírus que entrem no corpo pela boca".
Addy recomenda que as pessoas lavem sempre os dentes antes de saírem de casa. E que o façam pelo menos duas vezes por dia, durante dois minutos.
Esta não é a primeira vez que o professor promove a ideia de lavar os dentes mais frequentemente de modo a diminuir o risco de Covid-19.
Num artigo prévio publicado no British Dental Journal, Addy declarou estar surpreendido de que os dentistas em geral não estivessem a recomendar e reforçar a importância da higiene oral como medida de de prevenção contra o novo coronavírus.