O medicamento 'comum' surge como uma potencial ferramenta poderosa na luta contra o novo coronavírus, podendo reduzir a mortalidade por Covid-19 até 71%.
Pacientes com formas ligeiras e moderadas de coronavírus podem, segundo os investigadores, ser ajudados a combater a doença com o fármaco comercializado como Olumiant, e chamado baricitinib (à venda em Portugal).
Apesar do medicamento ser relativamente novo é prescrito para o tratamento da artrite reumatóide.
Já em fevereiro, a empresa britânica de inteligência artificial e de investigação médica BenevolentAI havia estudado o fármaco com o intuito de entender se poderia ajudar a combater a Covid-19.
Atualmente a pesquisa continua e os especialistas afirmam que existem dados promissores de que o Olumiant pode ser eficaz.
O estudo documentado no periódico Science Advances, descreve os resultados positivos manifestados em doentes hospitalizados com Covid-19 em dois hospitais italianos e espanhóis.
Para o professor Volker Lauschke, líder da pesquisa: "estes resultados são especialmente encorajadores visto que incluem uma amostra vasta de pacientes mais idosos, uma faixa etária que é excluída da maioria dos estudos".