Usar a voz para detetar a Covid-19? Estudo quer criar um algoritmo

Uma das línguas do estudo é o português.

Notícia

© Shutterstock

Notícias Ao Minuto
27/11/2020 14:31 ‧ 27/11/2020 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle

Covid-19

Investigadores do Luxembourg Institute of Science and Technology (LIST), da Universidade do Luxemburgo e do Luxembourg Institute of Health (LIH) estão a recolher amostras de voz e tosse para criar um algoritmo que ajude a detetar a Covid-19. A provar-se útil, "não substitui os testes de diagnóstico (PCR)", diz a equipa citada pelo Contacto. Espera-se que permita um melhor diagnóstico remoto.

Estes testes podem ser realizados por qualquer pessoa, "quer tenha ou não Covid-19". Muhannad Ismael, líder do estudo e investigador do LIST em inteligência artificial afirma que no futuro "uma aplicação poderá calcular a probabilidade de alguém estar infetado com a doença".

Através de um inquérito disponível online, os participantes realizam cinco exercícios onde gravam a voz, um dos quais inclui a tossir. Os sons servirão para criar um algoritmo que ajude a detetar a probabilidade de alguém estar infetado mediante uma análise de certas características na voz que não são identificáveis pelo ouvido humano. "Como o timbre, frequência, acentuação, entoação da voz, amplitude, etc.", especifica Vladimir Despotovic, investigador e docente na Universidade do Luxemburgo.

A recolha de dados arrancou a 9 de novembro e a equipa estima ter os primeiros dados preliminares em abril do próximo ano.

O inquérito está disponível em português.

Leia Também: Pós-Covid: Maioria dos pulmões recupera bem, conclui estudo

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas