Provavelmente já sabe que dietas ricas em carne podem ser perigosas para o seu coração, terríveis para o meio ambiente e cruéis para os animais. Agora, os cientistas descobriram outro motivo pelo qual deve reduzir ou até mesmo deixar o seu consumo - existe uma conexão entre dietas ricas em carne e sintomas de asma infantil.
O estudo, publicado na conceituada revista médica BMJ, usou dados do National Health and Nutrition Examination Survey para examinar a saúde e a dieta de 4.388 crianças entre 2003 e 2006.
Os investigadores descobriram que comer grandes quantidades de carne estava associado com problemas respiratórios em crianças. Especificamente, aqueles com elevado consumo de carne eram mais propensos a ter problemas de sono e respiração ofegante exigindo medicação prescrita.
O componente responsável são os produtos finais de glicação avançada (AGEs). Os AGEs dietéticos, explica o Centro Nacional de Informações sobre Biotecnologia dos EUA, são toxinas perigosas que vêm da cozedura de alimentos a altas temperaturas.