Embora a maioria das pessoas esteja a par dos principais sintomas da Covid-19, os especialistas afirmam que as unhas e o lóbulo da orelha podem ser um indicador chave para identificar possíveis infeções, avança um artigo publicado no jornal britânico The Sun.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os três principais sintomas da Covid-19 são a perda de paladar e de olfato (anosmia), tosse seca persistente e febre.
Contudo, outras pessoas que contraíram o vírus também experienciaram sintomas como fadiga, dores de cabeça e falta de ar.
O SARS-CoV-2 é um vírus que ataca os pulmões, o que explica o facto de algumas pessoas sofrerem de problemas respiratórios e, em certos casos, acabarem por necessitar de um ventilador para conseguirem respirar.
Ou seja, trata-se de um vírus que provoca a queda dos níveis de oxigénio.
Pacientes com a condição conhecida como 'hipoxia feliz' apresentam níveis suficientemente baixos de oxigénio capazes de causar perda de consciência ou morte.
Conforme explica o jornal The Sun, nos primeiros dias deste ano de 2021 há registos de pessoas que deram entrada nas urgências de hospitais no Reino Unido com índices de oxigénio entre os 80 e 70, e alguns apresentavam inclusive níveis inferiores a 50%. Uma pessoa saudável teria pelo menos 95% de saturação de oxigénio.
A chave para detetar os níveis de oxigénio pode ser encontrada nos lóbulos das orelhas e nas unhas.
Isso ocorre porque os dispositivos usados para monitorar esses níveis têm de ser colocados no lóbulo da orelha ou num dedo para detetarem os valores.
Os oxímetros são relativamente baratos e podem ser usados para medir esses níveis. Esses sensores são indolores e medem a quantidade de oxigénio presente no sangue.
Os níveis registados pelo aparelho podem ajudar a determinar se necessita de ajuda médica. Nomeadamente, se os valores estiverem entre os 92 e 94%, a pessoa deverá contactar o SNS 24, através do número 808 24 24 24, de modo a que seja feita uma despistagem. Salvaguardamos, porém, que o uso incorreto dos aparelhos poderá levar à indicação de valores errados, e que outras condições de saúde podem influenciar os níveis de oxigénio no sangue.
Oxímetro© Shutterstock
Leia Também: Usa uma máscara reutilizável? É assim que a deve lavar