Não acham, por isso mesmo, que o cérebro não se cansa? E quando cansado, não começará a executar as suas tarefas de uma forma mais deficitária? Como por exemplo, ao não saber lidar com as emoções, promovendo comportamentos mais irritáveis e stressados?
Então, e que tal se pudéssemos descansar o nosso cérebro? Treiná-lo para relaxar, descansar e trabalhá-lo para se poderem ativar partes da nossa mente que estão desaproveitadas?
As técnicas de meditação propõe-nos alcançar isso mesmo. Exigem determinação. Prática. Vontade. Treinar a concentração profunda. A abstração dos sentidos. Aprender a focar no momento presente.
Falando agora das suas vantagens, que são várias. Concentração: ao treinar a nossa capacidade de focar, diminuímos pensamentos distrativos. Aumentamos a nossa capacidade de memorização, promovendo raciocínios mais claros, mais rápidos. Redução dos níveis de ansiedade e depressão. Conseguimos, desse modo, lidar com as nossas emoções de forma mais positiva devido à ativação do córtex pré-frontal esquerdo que está relacionado com factos positivos e de maior resiliência. Diminuição da tensão arterial devido ao relaxamento dos sinais nervosos, que coordenam a função cardíaca e a tensão nos vasos sanguíneos. Melhoria da saúde da sua coluna, devido à postura ereta, alinhada, que se utiliza na prática de meditação. E que, aliado à prática de yoga, pode ser uma maravilha para a melhoria do estado de saúde do seu corpo em geral. Descansar: aprendendo a controlar melhor o nosso cérebro, também aprendemos a descansá-lo para permitir sonos mais descansados, com menos insónias. E uma mente descansada, tem menos stress e maior felicidade.
E o melhor é que para meditar não precisa de nada em especial. Somente vontade para o fazer. Faça-o em sua casa. Faça-o ao seu ritmo. Treine. Tal como treina outra atividade qualquer. Não seja demasiado exigente consigo. Lembre-se que quando aprendeu a andar de bicicleta também caiu algumas vezes.
Sabia que na aplicação do Holmes Place, exclusiva para sócios, pode encontrar aulas de meditação? Terá à sua disposição vários vídeos para aprender as diversas técnicas a introduzir na sua meditação. Como é uma app intuitiva, pode ir experimentando até encontrar a mais fácil e adequada para si. Assim que os clubes reabrirem, vai poder descobrir todas as vantagens de cuidar da sua saúde num health club.
E, já agora, aproveite e experimente uma aula de yoga também, que é um excelente complemento para a sua saúde. Fique em casa, em segurança, e mantenha-se ativo - namasté!