Os vinhos portugueses são um sucesso cá dentro e lá fora. Eric Asimov, o conceituado crítico de vinhos do The New York Times, utilizou as plataformas digitais para comprar e, depois, eleger 20 vinhos a menos de 20 dólares que o fizessem viajar pelo mundo, sem sair de casa. Contas feitas, Portugal marca presença na lista.
O eleito é o ‘Casa de Saima Baga Tonel tinto 2018, da Bairrada. No artigo, intitulado '20 vinhos por menos de 20 dólares: postais do Mundo', o crítico destaca a Bairrada "como uma região com uma identidade muito vincada – que se reflecte nos vinhos –, devido à influência marítima do Atlântico e solos calcários. Uma região que tem apostado – e bem – nas suas castas autóctones, como é o caso da Baga, a casta rainha da região", diz a marca em comunicado.
"Uma casta tinta que está na origem do vinho eleito, o ‘Casa de Saima Baga Tonel 10 tinto 2018’, um vinho gracioso e comovente, com sabores terrosos de frutas vermelhas', que fermentou em lagares de cimento, tonéis de madeira – tipicamente usados na região do Douro para a feitoria de vinho do Porto – e que, posteriormente, estagiou em barricas velhas de carvalho. Um vinho que mostra a Baga no seu esplendor e que tem origem num pequeno projeto de vinhos, situado em Sangalhos, no concelho Anadia, em pleno coração da Bairrada, sendo conduzido pela produtora Graça Miranda e pelo enólogo Paulo Nunes", rematam.