De acordo com um artigo publicado no jornal Metro World News, um estudo divulgado no Journal Environmental Psychology concluiu que apenas o aroma do café tem a capacidade de estimular o cérebro humano.
O café é a segunda bebida mais consumida em todo o mundo, sendo superado somente pela água. Contudo, tudo aquilo que é consumido em excesso acaba por fazer mal.
A cafeína, substância responsável pela estimulação do sistema nervoso parassimpático (SNP), apesar de ser considerada um estimulante cerebral não é considerada um vício, visto que a privação do seu consumo não provoca os sintomas de abstinência causados por outros estimulantes, como a nicotina, por exemplo.
Esta substância adorada por tantos, atua na medida em que acelera a taxa de metabolismo basal (TMB), reduzindo assim a sensação de fadiga e aumentando a frequência cardíaca.
Apesar, de beber café moderadamente - entre três a quatro chávenas por dia - fazer parte de uma rotina alimentar equilibrada, existem, segundo o jornal Metro alternativas mais saudáveis e que o ajudarão a manter e repor energia durante o dia.
1. Chocolate preto
Abundante em vitaminas e minerais, o chocolate preto ativa o cérebro e dá energia durante várias horas. Adicionalmente, o alimento contribui para a libertação da serotonina na corrente sanguínea - também conhecida por 'hormona da felicidade'.
2. Frutos secos
Os frutos secos são abundantes em vitaminas do complexo B e magnésio. Como tal, a sua ingestão dá força e energia.
3. Chá verde
Esta bebida tem um menor teor de cafeína do que o café, mas confere energia sem provocar os tremores frequentes associados ao consumo excessivo de café. Além, disso o chá verde está repleto de antioxidantes que promovem a juventude das células e protegem o corpo de doenças.
4. Água gelada com limão
Água gelada com raspas e sumo de limão é uma excelente alternativa. A água gelada é termogénica, o que faz com que o metabolismo acelere, e o limão é rico em ácido cítrico, contribuindo também para a queima de calorias e de gordura.
5. Chá de hortelã
O chá de hortelã melhora a respiração e acalma o estômago após a digestão. A hortelã é abundante em fibras, proteínas, vitaminas C e D e minerais, como magnésio, ferro e potássio.
Leia Também: Efeitos secundários do excesso de cafeína. Tenha atenção às quantidades