Nos primeiros meses terá de trocar a fralda do seu bebé com bastante frequência e, apesar de cada criança ter o seu próprio e único ritmo intestinal, pode sem dúvida alguma preparar-se para lhe mudar a fralda pelo menos oito vezes por dia.
A periodicidade de mudança será mais elevada nos primeiros tempos após o nascimento e diminuirá à medida que o bebé for crescendo. Na maioria dos casos, por volta dos dois anos ou dois anos e meio é altura de tirar a fralda.
A Weleda, marca de produtos de cosmética, higiene e bem-estar naturais, partilha assim alguns cuidados especiais que deve ter para garantir o conforto do seu bebé.
1. Estar sempre atento à fralda do bebé
Não espere até o seu bebé alertá-lo, visto que tal só ocorre quando já se sente demasiado desconfortável, e o ideal é que a sua pele esteja sempre limpa e bem hidratada. Deve, por isso, estabelecer uma rotina de verificar o estado da fralda quando o bebé acorda, após cada refeição e antes de o deitar.
2. Ter todos os bens necessários à mão para a muda de fralda
Antes de iniciar a troca de fralda, certifique-se de que tem tudo o que precisa pronto, nomeadamente fralda nova, toalhetes, creme de fraldas, toalhete ou lenço de papel. Só então deve colocar o bebé numa superfície plana e retirar a fralda suja, levantando as pernas do bebé e segurando nos seus tornozelos.
3. Limpar e secar bem
Após remover a fralda, limpe toda a área com um toalhete ou uma esponja húmida, ou pode até usar um pouco de sabonete. No caso das raparigas é importante fazê-lo de frente para trás para evitar contaminar a zona genital. No fim seque bem a área, prestando especial atenção às dobras, e aplique uma boa camada de Creme Muda Fraldas.