O importante a reter é que este comportamento nem sempre é motivo para alarme, apesar de provavelmente mais tarde o seu patudo acabar por vomitar a relva que ingeriu, conforme elucida um artigo publicado no American Kennel Club (AKC).
Mas afinal, por que motivo os cães comem relva?
Alguns donos e veterinários assumem que comer relva é uma forma de pica, ou comer coisas estranhas, por vezes causada por um défice na dieta. Muitas carências alimentares devem-se sobretudo à falta de vitaminas, nutrientes ou minerais que estão ausentes da ingestão diária. Por exemplo, esta pode ser a maneira do seu cão obter mais fibra, o que o ajuda a expulsar gases e fezes, e também auxilia outras funções corporais.
Todavia, se a dieta do cão é completa e equilibrada, comer relva pode ser apenas puro e total instinto. Os sistemas digestivos destes animais, necessidades alimentares, e desejos evoluíram para acomodar o estilo de vida dos cães domesticados. Enquanto os caninos no seu habitat selvagem natural não recebiam a sua fonte primária de nutrientes da relva, nesse caso comer um animal inteiro constituía a dieta ideal, especialmente se a dieta do animal era composta por várias plantas. Os cães são omnívoros e naturalmente anseiam pelo ato de ingerir relva como parte da sua composição genética, que remonta a quando caçavam as suas próprias presas.
Claro, que o animal pode simplesmente apreciar o gosto e textura da relva.
Comer relva faz mal?
O consumo de relva pode ser um sinal de que o seu patudo está a tentar aliviar algum tipo de mal estar digestivo e alguns acabam por vomitar após a ingestão da mesma. Dito isso, segundo o AKC, menos de 25% dos bichos vomitam de facto e somente 10% mostram sinais de doença antes de ingerir relva, o que significa que a maioria não a come por se sentir mal.
Porém, e apesar de regra geral não ser danoso para os cães, consumir relva pode causar problemas intestinais, como o aparecimento de parasitas. Mais ainda, os herbicidas e pesticidas muitas vezes presentes no relvado podem ser prejudiciais para a saúde do animal.
Como tal, o American Kennel Club ressalta que é sempre melhor consultar um veterinário se achar que o seu cão mastigou uma planta tóxica ou possivelmente ingeriu demasiada relva ou pequenas quantidades de produtos químicos.