Agora os investigadores afirmam que identificaram um outro efeito secundário a longo prazo do novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19.
Segundo um artigo publicado no Journal of the American College of Cardiology (JACC), foi detetada uma doença cardíaca rara que pode provocar batimentos cardíacos rápidos e tonturas e que pode estar relacionada com a infeção.
Investigadores na Suécia dizem que a síndrome da taquicardia ortostática postural, ou POTS, pode ser o mais recente numa lista bizarra dos chamados sintomas de 'Covid persistente'.
A condição pode causar tonturas ao sentar ou levantar devido à pressão arterial baixa, enquanto outros sintomas podem incluir palpitações cardíacas, dores de cabeça, fadiga e visão turva.
A POTS geralmente afeta mulheres jovens e de meia-idade e pode deixar alguns pacientes a necessitar de usar uma cadeira de rodas no dia-a-dia.
As causas são geralmente indeterminadas, mas pode ser provocada por doenças virais, infeções graves ou trauma, podendo melhorar com o passar do tempo.
Não há cura ou um tratamento padrão, porém a síndrome pode ser gerida com auto-cuidado, exercício, dieta e certos medicamentos.