É um alimento extremamente versátil, ideal para acompanhar inúmeros pratos e ótimo para a saúde. Para saber mais sobre este super vegetal, a publicação Dicas de Mulher, conversou com a nutricionista Flávia Ferreira que deu a conhecer várias consequências benéficas sobre o consumo regular de brócolos.
Ajuda no funcionamento do intestino
Por ser rico em fibras solúveis e insolúveis. Fibras essas que juntamente com uma boa ingestão de água, são responsáveis pela prevenção da obstipação intestinal e inchaço.
Protege os olhos contra danos
Esse efeito da ingestão de brócolos ocorre devido ao elevado teor de antioxidantes como a luteteína e a zeaxantina, que previnem o stress oxidativo e os danos nos olhos, como cataratas. Adicionalmente, segundo um estudo: "a luteína e zeaxantina são os principais carotenóides dietéticos encontrados na retina humana e protegem a mácula dos danos da luz azul, melhoram a acuidade visual e eliminam o oxigénio reativo prejudicial".
Diminui o colesterol
Um artigo da revista académica Molecular Nutrition & Food Research explica: "as evidências de dois estudos humanos independentes indicam que o consumo de brócolos com alto teor de glucorafanina reduz significativamente o LDL-C plasmático".