Já não é novidade que o consumo excessivo de açúcar é uma das principais causas de problemas dentários. Mas sabia que é fácil de identificar no corpo, mais concretamente na boca, sinais de que está a ingerir este ingrediente em demasia?
A equipa do Instituto de Implantologia ajuda a identificá-los.
1- Sensibilidade dentária
"O aumento da sensibilidade dentária, especialmente ao consumir alimentos ou bebidas quentes, frias ou doces, pode ser um reflexo do desgaste do esmalte dentário causado pelos ácidos gerados pelas bactérias que se alimentam de açúcar. Na presença deste sintoma, deve agendar uma consulta com o médico dentista o mais rapidamente possível, de forma a que o problema não evolua e se torne depois num tratamento mais complexo."
Leia Também: Laxante natural. Fruta de sabor exótico ajuda a 'soltar' o intestino
2- Dor de dentes
"Se quando come alguma comida mais gulosa fica de imediato com dor em algum dente, este é o sinal de alerta que precisa para cuidar da sua saúde oral. Ao contrário de outras dores que possamos sentir no corpo, a dor de dentes só tem tendência a evoluir/piorar quando não tratada."
3- Manchas nos dentes
"Alimentos e bebidas açucaradas, especialmente os que são mais ricos em corantes, como refrigerantes e doces, podem deixar manchas nos dentes ao longo do tempo. Além disso, a combinação de açúcar com o ácido pode acelerar o desgaste do esmalte dentário, tornando os dentes mais suscetíveis a manchas e descoloração."
4- Mau hálito persistente
"O açúcar também pode contribuir para o mau hálito. As bactérias que se alimentam de açúcar libertam compostos sulfurados, que são responsáveis pelo cheiro desagradável da boca. Se o mau hálito persistir, mesmo após a escovagem dos dentes, é um sinal claro de que o açúcar pode estar a afetar a sua saúde oral."
Leia Também: Ficar em forma em pouco tempo? Ciência revela o 'segredo' e é inesperado