Dia Mundial da Tuberculose. "A cada dia morrem cerca de quatro mil"

Esta quarta-feira, dia 24 de março, é assinalado o Dia Mundial da Tuberculose, uma doença que, a nível global, causa diariamente a morte de cerca de quatro mil pessoas. Num artigo de opinião partilhado com o Lifestyle ao Minuto, o pneumologista António Domingos, coordenador da Comissão de Trabalho de Tuberculose da SPP, lembra que o tratamento correto cura a doença. O texto que se segue é da sua autoria.

Notícia

© iStock

Notícias ao Minuto
24/03/2021 08:45 ‧ 24/03/2021 por Notícias ao Minuto

Lifestyle

Artigo de opinião

No dia 24 de março comemora-se o Dia Mundial da Tuberculose. Foi a 24 de março de 1882 que Robert Koch anunciou a descoberta da causa da tuberculose – o bacilo da Tuberculose (mycobacterium tuberculosis). No centenário da data, em 1982, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a União Internacional Contra Tuberculose e Doenças Pulmonares, decidiram criar o Dia Mundial da Tuberculose.

A Tuberculose continua a ter consequências devastadoras a nível da saúde global, da economia e das condições sociais. De facto, em todo o mundo, a cada dia morrem cerca de quatro mil pessoas e vinte e oito mil adoecem devido a esta doença. Foram dez milhões de mortes em 2019.

O tema “The Clock is Ticking” (O tempo está a passar) foi o escolhido pela OMS para este ano de 2021. De facto, devido à pandemia Covid-19, o objetivo de eliminarmos a tuberculose em 2030 muito dificilmente será atingido. A OMS pretende chamar a atenção dos decisores políticos para não esquecerem o compromisso de combaterem a Tuberculose. E… o tempo conta!

Portugal, com menos de vinte casos por cem mil habitantes, situa-se no limiar dos países de baixa incidência. Todavia, a diminuição sustentada do número de novos casos, ainda está aquém do desejado. A demora entre o aparecimento dos sintomas (tosse persistente, febre ao final do dia e sudorese durante a noite, expetoração, cansaço, perda de peso, …) e o estabelecimento do diagnóstico e início do tratamento, é responsável pelo prolongamento da transmissão e agravamento da doença. Não devemos esquecer que o tratamento correto cura a doença.

Leia Também: "Diagnóstico de uma doença rara é complexo" e pode "demorar anos"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas