As peras oferecem múltiplos benefícios para a saúde porque não contêm colesterol ou gordura e são uma excelente opção para diabéticos e cardíacos. São ricas em água, fibras, vitaminas como C ou ácido fólico e antioxidantes.
Devido ao seu teor de água, são leves, mas satisfatórias. Porém, como explica a nutricionista María Sanchidrián à abc, é melhor comê-las com a pele, pois é aí que encontramos boa parte da fibra e das suas substâncias antioxidantes.
No momento de escolher a pera, deve ter em conta o nível de maturação. A nutricionista explica que durante o processo de amadurecimento o amido da fruta é gradualmente convertido em frutose e glicose; isto é, transforma-se de carboidrato complexo a carboidratos simples.
As frutas mais maduras são mais fáceis e rápidas de digerir e têm um índice glicémico mais alto (a glicose chega ao sangue mais rapidamente). "Se quer fazer exercício então é melhor uma pera madura. Quanto a esses 'açúcares simples', não entre em pânico, pois são típicos de todas as frutas, apenas os diabéticos devem ter em conta que quanto mais madura a pera, maior o índice glicêmico", afirma.
Leia Também: Da frescura à riqueza nutricional. Inclua o pepino na sua alimentação