O melhor pastel de Nata da região de Lisboa é o da Padaria da Né, na Damaia. Pelo menos, essa é a convicção de um painel de jurados, liderado pelo gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes, que avaliou os doces na corrida pelo título de "Melhor Pastel de Nata 2021".
A Pastelaria Aloma, em Lisboa, e a Pastelaria Pattyanne, em Castanheira do Ribatejo, ficaram em segundo e terceiro lugar, respetivamente.
A pré-seleção e a final decorreram em modo de "prova-cega". Ou seja, o júri provou os pastéis de nata sem saber a que estabelecimento pertenciam. O sabor, a consistência, o creme e o toque da massa são alguns dos fatores avaliados pelo painel de jurados.
A concurso estavam os 12 finalistas previamente apurados: Altis Belém Hotel & Spa, Lisboa; Cantinho da Nata, Queijas; Casa do Preto, Sintra; Nilo Pastelaria, Lisboa; Padaria da Né, Damaia; Pastelaria Aloma, Lisboa; Pastelaria Casa do Padeiro, Odivelas; Pastelaria Fim de Século, Lisboa; Pastelaria Nata Morango, Lisboa; Pastelaria Pattyanne, Castanheira do Ribatejo; Pastelaria Santo António, Lisboa; e Pastelaria Viriato, Ramada.
O Melhor Pastel de Nata 2021 foi organizado conjuntamente pelas Edições do Gosto e o gastrónomo Virgílio Nogueiro Gomes. O júri foi composto por Virgílio Nogueiro Gomes, Teresa Vivas, Domingos Soares Franco, Duarte Lebre de Freitas, Carlos Fernandes, Andreia Moutinho, Isabel Zibaia Rafael, Maria Urmal e Mário Rolando.
Leia Também: São precisos apenas 15 minutos para fazer este bolo de frigideira