Afinal, beber café tem mesmo mais benefícios na nossa saúde do que imaginávamos. Um novo estudo, que juntou os dados de aproximadamente 4500 pessoas, aconselha a ingestão diária de três ou mais cafés para manter o fígado saudável, revela o portal Nourish by WebMD.
Esta nova investigação, levada a cabo nos Estados Unidos, baseou-se na análise de dados de um inquérito de 2017/2018 sobre os hábitos alimentares dos cidadãos, com uma média de idades de 48 anos. "Este estudo é o mais próximo que alguma vez chegaremos de uma ligação entre o que as pessoas comem e bebem e a saúde do seu fígado", sublinha Elliot Tapper, professor assistente de gastroenterologia na Universidade de Michigan e principal autor do estudo.
Acontece que, de acordo com os investigadores, quem bebe mais de três chávenas de café por dia apresenta menos rigidez no fígado. Acrescentam ainda que a rigidez hepática superior a 9,5 quilopascals é sinal de fibrose hepática, o que, por sua vez, pode resultar num quadro de cirrose.
Um outro estudo, baseado em dados do Reino Unido, concluiu que o café pode mesmo proteger contra doenças crónicas do fígado, aponta o Nourish by WebMD
"Aos pacientes que demonstram vontade em experimentar um suplemento natural, digo-lhes para evitarem hidratos de carbono, para aumentarem a prática de exercício físico e que não há problema em incluir café nas suas rotinas", diz Tapper.
Leia Também: Bebe álcool em excesso? Sintomas precoces de doenças incuráveis do fígado