Com cada vez mais adeptos em Portugal e em todo o mundo, a alimentação vegetariana quadruplicou nos últimos 10 anos. Contudo, quando esta é demasiado restritiva, pode acarretar algumas consequências para a saúde.
Para evitar isso mesmo, a Synlab acaba de lançar o 'check-up' vegetariano, um rastreio que deteta possíveis carências nutricionais associadas à restrição de carne, peixe, ovos e lacticínios. Segundo comunicado, "providencia informação sobre oscilações nos níveis de açúcar, de forma a evitar a fome excessiva e o aparecimento de diabetes a longo prazo". Identifica ainda situações de anemia, uma patologia muito predominante entre pessoas que adotam uma dieta vegetariana ou vegana.
Este 'check-up' pode ser realizado por qualquer pessoa, através de uma amostra de sangue, e implica um jejum obrigatório de oito horas. Não é necessária prescrição médica e a análise não é comparticipada. Pode ser realizado nas unidades da Synlab, sem marcação, ou ao domicílio, com marcação obrigatória. Não é recomendável a toma de medicamentos com ferro no dia de realização.
Leia Também: Receita vegetariana de hambúrgueres de grão e cogumelos