Quando as descidas de temperatura são acentuadas, o mais certo é que o organismo se ressinta.
Veja abaixo oito reações do corpo humano ao frio, reunidas pelo jornal The Sun:
'Vagina de inverno'
O tempo frio leva à secura dos genitais femininos, provocando assim a chamada ‘vagina de inverno'. Tomar banho com água muito quente e usar roupa pesada podem desencadear esta condição, sendo que a secura vaginal impacta séria e negativamente a vida sexual.
Coágulo sanguíneo
Deitar sangue pelo nariz, por exemplo, é uma situação frequente e pode acontecer quando o ar está seco, seja no exterior, especialmente quando está frio, ou no interior, devido a aquecimentos ou ar condicionado.
Incontinência
Sim, leu bem. Os dias mais frios podem provocar incontinência.
Gripe
Como o organismo passa a ter de despender mais energia para manter-se quente, o sistema imunitário fica mais debilitado, pelo que os casos de gripe tendem a disparar nos meses de outono-inverno
Mudanças de humor
O frio é muito associado às alterações de humor e aos estados depressivos.
Asma
Perante determinados estímulos, como o frio, os brônquios ficam obstruídos e surgem sintomas de asma: episódios de tosse seca persistente, dificuldade em respirar ou sensação de aperto no peito.
Ataque cardíaco
Com o frio, as artérias contraem-se e o sangue dentro delas fica mais apertado e com dificuldade em circular. Isso leva a um aumento da tensão arterial que, no limite, pode ser responsável por acidentes vasculares cerebrais ou enfartes do miocárdio.
Couro cabeludo escamoso
Apesar da sua causa ser pouco conhecida, a caspa surge quando pequenas partículas descamativas de pele seca se destacam do couro cabeludo. O frio pode evidenciá-la.
Leia Também: Muito cuidado. Ressonar pode ser sinónimo de problemas graves de saúde