De acordo com um artigo publicado pela BBC News, o hábito de beber um copo de água às refeições pode ajudar a emagrecer e é extremamente benéfico para o ótimo funcionamento do cérebro.
O corpo humano é composto 60% por água e o cérebro é 90% água. Ou seja, o consumo de água promove a hidratação da pele, permite digerir os alimentos e que os rins eliminem as toxinas presentes no organismo.
"Basicamente, precisamos de água para realizar uma série de processos no nosso corpo. E como estamos constantemente a perder fluidos por meio da respiração, do suor e da urina, necessitamos de repor isso com a água que obtemos a partir de bebidas e outros alimentos", conta à BBC News Stuart Galloway, professor de fisiologia do exercício da Universidade de Stirling, na Escócia.
Leia Também: Beber água antes de dormir. Há benefícios, mas não é aconselhado
Acrescentando: "se não repormos (a perda de fluidos), acabamos por ficar com défice de água corporal, e tal significa que muitas vezes temos um desempenho físico prejudicado, podemos ter algum prejuízo no desempenho mental e sensação de fadiga, por exemplo".
A verdade é que até uma ligeira desidratação, que consiste na perda de 1% a 2% de água, pode afetar negativamente a performance física e mental, como a nossa função cognitiva.
"Uma perda de meros 1%, 2% pode afetar algumas de suas habilidades físicas, se estiver a realizar uma atividade de resistência em particular, mas também pode afetar algumas das suas habilidades mentais e o seu estado de humor, até que ponto sente fadiga, por exemplo", explica o professor.
Mais ainda, há que salientar que, em casos graves, a desidratação pode ser fatal.
"Um estudo com adultos mais velhos mostrou que a mortalidade era maior se fossem internados num estado significativo de desidratação".
Segundo Galloway: "a diretriz europeia é de 2 litros de ingestão de líquido por dia para homens e 1,6 litro por dia para as mulheres".
Sendo que beber um copo de água a cada refeição pode ser suficiente.
"Como normalmente tomamos diversas bebidas ao longo do dia, e muitas vezes as pessoas ficam aquém da ingestão recomendada (de líquido) porque não estão a ingerir muita água pura, então um copo de água a cada refeição é uma boa maneira de garantir que cumpre as metas diárias de ingestão de líquidos", refere o especialista.
Stuart Galloway alerta ainda que esperar até sentir sede para consumir líquidos não é uma estratégia eficaz.
"Nos humanos, quando ficamos com sede, já perdemos cerca de 1% a 2% de massa corporal total na forma de água", diz o professor, sublinhando mais uma vez os efeitos prejudiciais da desidratação leve no nosso desempenho físico e mental.
Leia Também: Este sumo de cinco ingredientes vai ajudá-lo a manter-se hidratado