O amor deveria dispensar desculpas para ser celebrado. Ou, reformulando, todas as desculpas deveriam ser válidas para celebrar o amor. Face a um dos sentimentos mais nobres, que cola as diferenças com potencial para estilhaçar relações, e diariamente vai salvando - pelo menos um pouco - a humanidade, todos os 'vivas' são poucos. Todavia, triturados pela máquina do quotidiano, por vezes esquecemo-nos de honrar os vários tipos de amor que pontuam as nossas vidas. E, apesar da sua incomensurável força, também o amor necessita de ser regado para continuar a vingar.
Como referimos, a rotina tem a capacidade de nos toldar a ação e de condenar o amor a algum marasmo. Assim, o mês de fevereiro está incumbido da importante missão de nos mobilizar rumo a pequenos gestos que ajudem a revitalizar relações, não fosse o Dia de São Valentim o empurrão perfeito para lembrar e fazer lembrar o quanto amamos quem temos ao nosso lado. E, solteiros que nos estão a ler, não, não tem de ser numa perspetiva necessariamente romântica ou passional. Este é um lembrete válido para as mais variadas formas de amor.
Ora, também nesta matéria a decoração da sua casa tem uma importante palavra a dizer, sendo que pode moldá-la para transmitir simbólicas mensagens, com a vantagem adicional de não ter de fazer grandes investimentos - sobretudo quando ainda está a tentar repor a saúde do orçamento após o rombo provocado pelo Natal.
Aproveite as ideias que a hôma - Happy Home Living tem para partilhar consigo e surpreenda de forma original quem mais ama.
Aprenda a 'emoldurar' o amor
Haverá maior declaração de amor do que espalhar pelos vários compartimentos da casa fotografias que espelhem emoções e engrandeçam o sentimento que une quem se ama? Afinal, as fotografias documentam momentos irrepetíveis, eternizando-os, seja em formato digital seja em papel, de uma forma com qual a memória não consegue competir, uma vez que pode ser traída pela erosão do tempo.
© hôma
Mas no que remete para o universo digital, já pensou em quantas fotos tem guardadas no telemóvel, numa cloud, no computador, ou num disco externo das quais já nem se recorda? É inegável que o digital, apesar de todo o seu potencial, acentua o risco votar ao esquecimento episódios marcantes da sua vida, que, por certo, merecem estar à vista nomeadamente de quem visita a sua casa. Já a impressão em papel tem a capacidade de glorificar esses momentos, tornando-os sempre presentes.
Para fazer brilhar (ainda mais) essas imagens impressas, além de poder organizá-las em álbuns, é indispensável 'casá-las' com a moldura ideal. Fuja da falácia de que qualquer moldura serve e que, portanto, recorrer a uma moldura antiga inutilizada e guardada a um canto a encher-se de pó cumpre o propósito. Não é bem assim.
© hôma
Do design ao material de que são feitas, passando pelas cores, estude sempre as opções que mais se coadunam com o que está representado na fotografia. Convém que a comunicação entre fotografia e moldura, por assim dizer, flua e que os elementos não entrem em conflito. Harmonia é o que se pretende. Pode ainda optar por molduras individuais ou por multimolduras.
© hôma
Como distribuir as molduras pela casa
Agora que já escolheu as imagens e as molduras, não se esqueça de as exibir em locais estratégicos pela casa. Poderá querer tornar algumas mais públicas, pelo que hall de entrada ou sala serão recomendados para o efeito, e poderá querer resguardar mais outras, sendo as áreas pelas quais as visitas circulam menos, nomeadamente os quartos, as ideais.
Pendurar molduras com fotografias na parede, ou antes posicioná-las em cima de móveis como mesas de apoio, aparadores, cómodas, estantes, prateleiras ou cubos?
© hôma
Depende do espaço que tenha disponível, bem como da disposição prévia de outros objetos de decoração. Não há pois respostas certas ou erradas para acolher esses pequenos santuários de amor, apenas a certeza de que serão objetos decorativos bem-vindos qualquer que seja a sua escolha.
E que tal completar a surpresa com um jantar?
Paralelamente à surpresa de evocar a relação através de imagens distribuídas pelo lar, jogando com a decoração, poderá ainda considerar comemorar o Dia dos Namorados recorrendo a uma via mais concreta, ao preparar, por exemplo, um jantar especial. Mais uma vez, este momento poderá ser partilhado com a sua cara-metade, mas também em jeito de ode a uma longa amizade, ou ainda como tributo a um laço familiar alheio a romantismos.
© hôma
Não obstante a companhia com quem irá repartir a refeição, a decoração da mesa é um aspeto que deverá ter em conta. Uma toalha a condizer com a ocasião, pratos com apontamentos que remetam para o tema, ou copos à altura de um brinde que seja um hino ao amor garantirão o êxito do jantar.
Assumindo um pendor mais romântico, recriar um ambiente com velas e incensos contribuirá, por certo, para aquecer corações.
© hôma
Independentemente da intenção que queira colocar na iniciativa, não deixe de celebrar o amor, sabendo que tem na decoração uma aliada e que a hôma - Happy Home Living providencia tudo o que precisa para esse fim.