Conforme explica um artigo publicado pelo jornal Times of India, o bloqueio das artérias faz com que estas endureçam e obstruam o fluxo sanguíneo, o que por sua vez aumenta o risco aparecimento de coágulos sanguíneos que impedem o fluxo sanguíneo para o coração ou cérebro, causando complicações graves.
Ora, como a acumulação de colesterol nos vasos sanguíneos pode levar ao seu entupimento, tal resulta em dor. Quando esta condição atinge as extremidades, é rotulada como Doença Arterial Periférica (DAP). A DAP provoca desconforto nas mãos e nos pés e pode afetar atividades como caminhar e correr. Se a DAP for grave, pode inclusive resultar na perda de membros.
Leia Também: Níveis no limite? 5 superalimentos que diminuem ativamente o colesterol
O problema é caracterizado pela concentração de depósitos de gordura nas artérias que as entopem. Depósitos esses compostos por substâncias gordas, resíduos celulares, cálcio, fibrina e colesterol. Como tal, a acumulação de LDL no corpo resulta em dores nas mãos - sendo um sintoma que deve ser observado.
Mais ainda, é comum uma sensação de contração ou aperto da mandíbula que, em alguns casos, pode até causar uma dor aguda na mandíbula. Esta dor é associada principalmente com angina - uma moléstia que surge a partir do fluxo diminuto de sangue para a parte do coração que é mais frequentemente sentida no peito, mas que pode ser experienciada de muitas formas.
Leia Também: O sumo natural delicioso (e docinho) que aumenta o colesterol 'bom'